Alunos da rede municipal de ensino concluem formação do Proerd

Programa da Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação atendeu no primeiro semestre mais de 900 estudantes

Parceria envolvendo a Prefeitura de Rio Preto por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Polícia Militar (PM) de São Paulo promoveu o encerramento do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) no teatro Paulo Moura, no Complexo Swift de Educação e Cultura, na noite da quinta-feira, 22, em Rio Preto.

No total, foram realizados quatro eventos em dias distintos, que envolveram oito escolas municipais e 912 alunos das 5ª séries do Ensino Fundamental. Participaram as escolas Antônio Teixeira Marques, Prof. Cleophas Beltan Silvente, Prof. Wilson Romano Calil, Silvio Benito Martins, Profª. Guiomar Maia, Prof. Cyrino Vaz de Lima, Dr. João Jorge Sabino e a Prof. Amaury de Assis Ferreira.

O evento teve a colaboração da Banda Regimental de Música da PM e os estudantes estavam acompanhados, além dos seus respectivos professores, por pais ou responsáveis.

Em Rio Preto, em 2022, foram formados 2.416 alunos, e em 2023 espera-se formar cerca de 2 mil alunos. Somente neste primeiro semestre, 912 alunos foram instruídos com base nas lições do Proerd.

O Proerd incentiva os estudantes a adotarem uma vida segura e saudável, afastando-se da violência, das drogas e de tudo aquilo que possa representar perigo para sua saúde e bem-estar social.

O prefeito Edinho Araújo, presente na cerimônia, ressaltou a importância do Proerd e a larga experiência da Polícia Militar. “Há 30 anos que ele está implantado aqui em Rio Preto e região e nós temos o maior prazer em fazer esta parceria, Prefeitura, Secretaria de Educação e Polícia Militar. Um trabalho que traz ensinamentos básicos, fundamentais e que reforça o respeito ao próximo. Queremos uma cidade cada vez mais amorosa, então celebramos esse momento importante na vida da criança e da família”.

Para o comandante do CPI-5, coronel Fábio Rogério Cândido, o trabalho reforça o conceito de cidadania, direitos e deveres do cidadão. “Os nossos policiais militares foram capacitados para serem instrutores do Proerd, para levar a mensagem contra às drogas e à violência, enfim, para que o ambiente escolar seja um ambiente profícuo para educação. Então esse evento coroa todo o trabalho. Retomamos o programa em 2017 aqui em São José do Rio Preto, inclusive alguns dos nossos alunos hoje são policiais militares. Em última análise, levamos a cidadania para comunidade e isso é muito importante para todos nós”.

Para a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, a melhor forma de prevenir a violência é introduzir a cultura de paz nas escolas, como tem sido feito pela secretaria. “A cultura de paz é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e é um trabalho que deve ser aprimorado constantemente. As crianças precisam de boas referências. Respeito, diálogo, solidariedade, a não violência e a aceitação da diversidade são temas atuais e que precisam fazer parte do dia a dia da comunidade escolar”, explica Fabiana.

Durante a solenidade, houve também uma homenagem especial para as instrutoras do Proerd em Rio Preto, a cabo PM Regina e a cabo PM Sueli.

Além do prefeito Edinho Araújo, da secretária de Educação Fabiana Zanquetta e do comandante do CPI-5, coronel Fábio Rogério Cândido, acompanharam as cerimônias no teatro Paulo Moura o juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Evandro Pelarin, o vereador Paulo Pauléra, presidente da Câmara Municipal de Rio Preto, o vereador e coronel reformado da PM Jean Charles Serbeto, secretário de Segurança Pública de Rio Preto, e o tenente-coronel Marcelo da Silva Lessa, comandante do 17º BPM/I.

PROERD
O modelo do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que teve origem nos Estados Unidos, em 1982, é desenvolvido em mais de 52 países.
No Estado de São Paulo, o programa é adotado pela PM desde 1993 e consiste, basicamente, em ministrar lições destinadas a crianças e adolescentes, mediante envolvimento de pais e educadores, com o intuito de desenvolver a cultura de paz.

Texto: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação
Foto: Fabrício Spatti / Pref. Rio Preto