Polo de Rio Preto da Univesp inicia novas turmas com aula inaugural

São 600 alunos matriculados nos três eixos do polo rio-pretense: Negócio e Produção, Computação e Licenciatura

Alunos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) em Rio Preto foram recebidos na quarta-feira (26) no Complexo Swift de Educação e Cultura para aula inaugural da instituição de ensino a distância nos eixos de Negócio e Produção, Computação e Licenciatura.

A aula inaugural reuniu 70 alunos de um total de 160 matriculados no polo Rio Preto e contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Planejamento Orlando Bolçone, representando o prefeito Edinho Araújo, acompanhado da secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, e da coordenadora do polo Rio Preto, Bia Putre.

Foram 565 inscritos para as 160 vagas. Os interessados se inscreveram até dia 30 de março e o resultado foi divulgado no dia 3 de julho de 2023 no site da Univesp. Com essa nova turma o polo de Rio Preto alcançou cerca de 600 alunos regularmente matriculados nos três eixos: Negócio e Produção, Computação e Licenciatura.

“Conheço bem essa modalidade de educação à distância, minha filha fez um curso desses e eu sei da importância e dos desafios a serem superados. Vocês são inteligentes, determinados e quero agradecer presença de todos, são alunos muito especiais”, disse Bolçone na abertura do evento.

A aula serviu para apresentação dos colegas, tutores, dos mediadores, da metodologia utilizada no segundo semestre e foi aberta com uma apresentação da secretária de Educação.

“A educação a distância, conhecida como EAD, é um importante recurso de transformação e informação, possibilita o acesso à universidade a diversas pessoas que não conseguem acompanhar cursos presenciais, no caso da Univesp acesso à universidade pública e gratuita” destaca a secretária Fabiana Zanquetta.

“A aula inaugural serviu de acolhimento para os alunos que estão chegando agora porque muitos nunca fizeram uma faculdade e nunca tiveram acesso a uma plataforma de educação a distância. Alunos aprenderam como obter documentos, atestado de matrícula, aproveitamento de estudo e acessar vídeos e matérias teóricas”, explica Bia Putre.

Também foi realizado um trote solidário que arrecadou cerca de 50 quilos de alimentos que serão entregues para o Fundo Social de Solidariedade.

SOBRE A UNIVESP

A Univesp, criada em 2012, é uma instituição de ensino superior mantida pelo governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC, e que tem uma parceria com a Prefeitura de Rio Preto desde 2014 por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O Polo de São José do Rio Preto, unidade acadêmica e operacional para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos oferecidos na modalidade a distância, conta com infraestrutura física e tecnológica (computadores, impressoras e acesso à internet), além de profissionais para apoio aos alunos.

Cursos oferecidos

Eixo Licenciatura: Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, Licenciatura em Matemática e Pedagogia.

Eixo de Computação: Bacharelado em Ciência de Dados, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Engenharia de Computação.

Eixo de Negócios e Produção: Engenharia de Produção, Bacharelado em Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Serviço

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com atendimento noturno por meio de agendamento para atividades e nas aplicações de provas.
Endereço: Rua General Glicério, 3.947 – Vila Imperial, São José do Rio Preto. Telefone para contato (17) 3211 4004 – E-mail: sjriopreto@polo.univesp.br .

Texto e fotos: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação