Rede municipal de ensino recebe os 40 mil alunos de volta após as férias

Secretaria de Educação orienta para cuidados com a rotina e frequência escolar

Mais de 40 mil alunos matriculados nas 139 escolas municipais voltaram às aulas na rede de ensino de Rio Preto nesta terça-feira. Dando sequência no calendário escolar, os alunos foram acolhidos para o início do segundo semestre. Cerca de 2.250 professores, coordenadores e diretores das unidades escolares já estiveram reunidos na última segunda-feira para realização do planejamento escolar, que envolve organização de atividades para todos os ciclos, inclusive para os bebês.

De acordo com a diretora pedagógica, Deise Cardoso Maciel, este momento é um dos mais importantes, já que é durante esta ocasião que todas as ações a serem trabalhadas nos próximos meses são discutidas. “Durante o planejamento escolar, os profissionais da educação se reúnem e fazem uma avaliação de tudo que foi executado durante o primeiro semestre e, a partir daí, dão sequência nos conteúdos, planos e metas a serem cumpridas até o final do ano”, explica.

O ano escolar é composto por 200 dias letivos, obrigatoriamente intervalados pelas férias e recessos escolares. São momentos que permitem às crianças uma plena convivência com a família, com oportunidade da quebra da rotina vivida diariamente no ambiente da educação infantil.

Com a volta às aulas, a orientação para os pais é que se atentem aos horários de entrada e saída dos alunos, principalmente para que não haja prejuízo nas atividades pedagógicas. Outro cuidado é em relação à frequência escolar. “Todos os alunos a partir da Etapa 1, com 4 anos, devem ter frequência obrigatória, caso contrário a unidade escolar deverá tomar medidas como a busca ativa e até acionar o Conselho Tutelar”, orienta Deise Maciel.

As aulas na rede pública municipal seguem até o dia 18 de dezembro, conforme calendário letivo que foi entregue aos pais e responsáveis no início do ano.

Texto: Josy Caetano / Secretaria de Educação