PROFESSORES FORMADORES

Educação Infantil

Rodrigo Azevedo: Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Unesp, Campus Marília e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Docência para Educação Básica pela Unesp – Campus Bauru/SP (2019). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (FAECA). Atuou como Professor de Educação Básica I  e atualmente é Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal da Educação de São José do Rio Preto e tem atuado como Professor Formador de Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8878726906313783

Talita Cristina Leal Nogueira: Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP/FCLAr). Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (UNESP/Ibilce). Atuou como Professora da Educação Infantil Municipal de São José do Rio Preto e atualmente é Professora Formadora de Professores da Educação Infantil junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9771471277849229

Denis Cardoso Maciel:  Mestre em Ensino e Processos Formativos pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNESP – São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal, na linha de pesquisa da Infância e Adolescência. Possui formação inicial no Magistério pelo extinto CEFAM-SP (2004) e Graduação em Pedagogia pela UNESP/IBILCE (2017). Iniciou sua carreira profissional como docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Votuporanga-SP (2009-2013). Em seguida, atuou como docente (2014-2018) e também como Coordenador Pedagógico (2019-2022) na Educação Infantil em São José do Rio Preto – SP. Atualmente é Professor Formador de Professores da Educação Infantil junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. Como formação complementar, especializou-se em Educação Ambiental pela FCE – Faculdades Campos Elísios e também possui graduação na área das Ciências de Saúde em Farmácia Bioquímica pela UNIFEV (2012).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7282488112712249

Camila Fernanda Dias Pavaneli 

Formadora de Professores da Educação Infantil junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UNESP, campus Marília, na linha Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano. Mestra em Ensino e Processos Formativos pela UNESP – São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal, na linha de pesquisa da Infância e Adolescência. Especialista em Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade à distância, pela UNIVESP. Graduação em Pedagogia pela UNESP/IBILCE. Integrante do Grupo de Estudos – Desenvolvimento sócio-moral de crianças e adolescentes (CNPq). Professora da Educação Infantil  na Rede Municipal de São José do Rio Preto.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8404432558596496

Monalisa Mancera Viterbo: Formadora de Professores da Educação Infantil (Maternais), junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal da Educação de São José do Rio Preto. Atuou como Professora efetiva de Educação Básica I da Rede Municipal de São José do Rio Preto. Graduada em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos. Pós graduada em Alfabetização e Letramento, e Educação Inclusiva. 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6009229686570888

Janaína Golfetti: Atua como Formadora de Professores da Educação Infantil (Etapas). Possui Mestrado em Letras (2011) pela pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na área de Teoria Literária e graduação em Letras – português/italiano (2006) pela mesma instituição. Atualmente, possui vínculo estatutário junto à Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto – Professora de Educação Básica I.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0219221733499084

Cecília de Carvalho Borges Fabri: Professora Formadora de Professores da Educação Infantil (Etapas). Possui graduação em Pedagogia e Normal Superior FACERES, especialização em Aquisição da Linguagem oral e escrita pela FACERES e Legislação Educacional Faculdade Campos Elíseos. Atuou como Coordenadora Pedagógica na escola de Educação Infantil. Atualmente, possui vínculo estatutário junto à Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto – Professora de Educação Básica I.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0070358284211018

Renata Afonso da Silva: Possui graduação em Abi – Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível. Possuo também Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Sou Coordenadora Pedagógica desde 2012 na Rede Municipal de São José do Rio Preto, e atuei como Professor Formador de professores que atuam na faixa etária de 0 a 2 anos, na equipe de Capacitação da Secretaria Municipal de São José do Rio Preto no ano de 2015 e 2016. Desde 2018 atua como Professor Formador de professores que lecionam no Berçário I e II da rede Municipal de São José do Rio Preto.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5010621976106316

Elaine Cristina Guzzi da Silva: Professora PEB I, Formadora de Professores da Educação Infantil junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto- SP desde 1011. Graduada em Pedagogia pela Faeca – Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco,  Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Unorp – Centro Universitário do Norte Paulista e em Educação Especial pela Fiso – Faculdades Integradas Soares de Oliveira

Ensino Fundamental

Danilo Wenseslau Ferrari: Formador de Professores de Ciências Humanas (História e Geografia) do Ensino Fundamental junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. Articulador do Projeto “Giro na História”. Coordenador Pedagógico na rede municipal. Foi Professor da Educação Básica II (História) na rede estadual e na rede municipal de Rio Preto. Foi um dos redatores do Currículo Paulista (2019) no componente curricular História (implementação da BNCC). Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Câmpus de Assis. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2269981293595341

Ayla Blanco Poltronieri de Oliveira: Formadora de Professores de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental Anos Finais junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP.  Atuou como Professora da Educação Básica II (Ciências) na rede municipal de Rio Preto entre fevereiro/2014 e abril/2022, quando iniciou sua atividade como formadora. Possui Graduação em Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura e Bacharelado (Genética e Bioquímica) e Mestrado em Genética, ambos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Câmpus de São José do Rio Preto (Ibilce). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Campos Elíseos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8951652617504214

Katiuce Lopes Justino: Atua como Formadora da área de Língua Portuguesa.Possui Doutorado em Letras (2014) pela pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na área de Teoria Literária, além de Mestrado em Literaturas em Língua Portuguesa (2006) e graduação em Letras/ Francês (2003) pela mesma instituição e Pedagogia. Tem experiência como docente do ensino superior, na formação de profissionais em Letras e Pedagogia e ainda como docente convidada em cursos de pós-graduação “Lato Sensu”, sobretudo na área de Literatura. Atualmente, possui vínculo estatutário junto à Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto (Coordenadora pedagógica). 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1310399951390669

Viviane Vomeiro Luiz Sobrinho: atua como Formadora de Professores de Ensino Fundamental (anos iniciais) junto à  Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. Doutora em Estudos Linguísticos (2018) pela UNESP/IBILCE (campus São José do Rio Preto – SP), na linha de pesquisa Oralidade e Letramento, realizou estágio (sanduíche) em Ciências da Educação na Université de Lille 3 – França. Também é Mestre em Estudos Linguísticos (2010) e Pedagoga (2007) pela UNESP/IBILCE. Iniciou seus estudos na área do magistério por meio do antigo CEFAM (2003). É professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São José do Rio Preto desde 2012. Já atuou como pedagoga empresarial na INFRAERO, na área de treinamento/educação corporativa (2010-2012).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7260878323882561

Ana Catarina Angeloni Hein:  Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP/FCLAR), na linha Teorias Pedagógicas, trabalho educativo e sociedade. Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (UNESP/Ibilce). Atuou como Professora do Ensino Fundamental, nos anos iniciais e como professora no Ensino Superior, no curso de Pedagogia. É coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São José do Rio Preto e, atualmente, atua como professora formadora de Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais- Ciclo II) no componente de Língua Portuguesa, junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8111292725038500 

Lígia Renata de Freitas Assumpção: Formadora de Professores do Ensino Fundamental ( Anos Iniciais – 1º e 2º anos) no Componente de Língua Portuguesa, junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto. Atuou como Professora efetiva da Rede Municipal de Rio Preto entre março/1997 e Janeiro/2011. Foi formadora do Programa Ler e Escrever no ano de 2010. Atuou em substituição como Coordenadora Pedagógica (2011/2012) e como Assistente de Direção (2013 a 2015). Retornou a docência em 2016 onde atuou como professora do ciclo I até março de 2020, quando iniciou sua atividade como formadora. É graduada em Pedagogia, Pós graduada em: Educação Especial pela FISO (Faculdades Integradas Soares de Oliveira) e em Práticas de Alfabetização e Letramento pela UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei).

Luana Passos: Doutoranda em Literatura no programa de Pós Graduação em Estudos Literários pela Unesp, São José do Rio Preto (IBILCE), linha de Pesquisa História, Cultura e Literatura com estudos voltados à literatura de matriz africana; Mestra em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Oralidade e Letramento, dissertação defendida com a temática sobre Alfabetização pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos, pela Unesp campus de São José do Rio Preto (IBILCE), (2011). Possui graduação em Pedagogia pela UNESP/IBILCE. Atuou como formadora no programa PNAIC – MEC – Ministério da Educação nos anos de 2014 a 2018, atuando no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Atuou como professora universitária de 2011 a 2018 nas instituições UNESP/FACMIL/UNIESP/UNILAGO no curso de licenciatura em Pedagogia. Atuou como professora na rede particular de ensino, do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, de 2009 a 2014. Atualmente, é Professora de Educação Básica I na Secretaria Municipal da Educação de São José do Rio Preto atuando como Professora Formadora nas áreas de Diversidade, Educação das Relações Étnico-raciais (ERER), História e Cultura Africana e Afro-brasileira junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. Também é cursista em Pedagogia Griô pela Escola de Formação na Pedagogia Griô em parceria com DIVERSITAS (USP) e Psicologia e Educação Étnico-Raciais pelo Instituto AMMA Psique e Negritude (SP).Participa dos Grupos de Pesquisa Gênero e Raça (UNESP/IBILCE), Vertentes do Fantástico na Literatura (UNESP) e Corsciência (ILUFBA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3762451308508509

Marlisa Ortega: Pós graduada em Psicopedagogia institucional pela Faculdade São Luís em 2005, Licenciatura Plena em Letras – Fundação Santo André, 2001; Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade Nova Iguaçu, 2011. Atuou como secretária de escola na Rede Estadual de Educação do estado de São Paulo em  2004, atuou como professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo no período de 2002 a 2004/ 2005 a 2015, permanecendo como Professora Coordenadora Pedagógica em diferentes períodos nos segmentos dos anos iniciais, finais e Ensino Médio, atua como Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de São José do Rio Preto desde outubro de 2015, estando designada junto à equipe de formação do Ensino Fundamental desde 2019.

Mayra de Moura Paschoal: atua como Formadora de Professores de Ensino Fundamental (anos iniciais) junto à  Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo e Pedagoga pela FAIMI. É professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São José do Rio Preto desde 2010. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3610990614930300

Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas: Atua como Formadora de Professores – área de Linguagens – Educação Física junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. Licenciada e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV. Pedagoga pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Norte do Paraná. É professora de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São José do Rio Preto desde 2014.

José Antônio Borges: Atua como Professor Formador – Área de Linguagens – ARTE, na Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto. Formação profissional de ator – Teatro, TV e Cinema – INCENNA, São Paulo – SP (concluída em 2004). Licenciatura em Artes Plásticas – UNIJALES, Universidade de Jales – SP (concluída em 2008). Pós-graduação em Linguagens da Arte – UNIJALES, Universidades de Jales – SP (concluída em 2009). Pós-graduação em Arte e Educação – FINON, Faculdade do Noroeste de Minas, Paracatu – MG (concluída em 2010). Licenciatura em Pedagogia – UNIUBE, Universidade de Uberaba – MG (concluída em 2017). É professor de ARTE dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São José do Rio Preto desde 2014.

Fabrício Pavin Lassi: Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, IME-USP. Atua como Formador de professores do Ensino Fundamental da área de Matemática junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto. É professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal e professor de Matemática e coordenador da área no Ensino Médio na rede particular.

Renata Cristina Albieri dos Reis: Mestra em Ensino e Processos Formativos pela UNESP – São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal, na linha de pesquisa “Educação Matemática”. Possui graduação em Pedagogia pela UniFaimi. Atuou como professora nos anos iniciais do ensino fundamental e atualmente é Formadora de Professores de Ensino Fundamental (anos iniciais) junto à Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto – SP. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1103715383275145

Carolina Ramos de Freitas Oliveira: Especializada em Educação Especial – Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Auditiva e Deficiência Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP (2004/2005). Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de São José do Rio Preto sendo Formadora da Educação Especial junto a Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto. Também é professora de Atendimento Educacional Especializado. Atua principalmente nos seguintes temas: Inclusão, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, LIBRAS, formação de professores, Comunicação Alternativa, Ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e TEA.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5906454543726314

Juliana Audi Silva Rosa: Especialista em Gestão Escolar e Pedagogia Montessori pelo CEMSP – Centro de Formação Montessori de São Paulo (2022), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ UNESP-Marília (2006). Atuou como professora de Ensino Fundamental anos iniciais nas Rede Municipal de Marília (2004 e 2005), Rede Estadual de São Paulo (2005 à 2007) e Rede Municipal de São José do Rio Preto (2007 à 2011). Exerceu a função de Professora Formadora no componente de matemática (2011 à 2015) e na Formação de Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil (2022) junto à Gerência de Capacitação de São José do Rio Preto. Idealizou e atuou como mantenedora e Diretora Pedagógica da Escola Montessoriana Bela Infância em São José do Rio Preto. Atualmente é Coordenadora Pedagógica – Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, exercendo a função de Assistente de Programas e Projetos na Gerência de Capacitação de São José do Rio Preto. 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2769958350377238

Ouvidoria da Educação

Disque-Ouvidoria da Educação

Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta-Feira
Das 8:00 às 12:30 e das 13:30 as 17:00

E-mail Ouvidoria da Educação