‘Ensino por Investigação na Sala de Aula’ é tema de curso formativo

Na abordagem didática, professores propõem atividades e os alunos investigam o problema colocado para buscar soluções

Cursos são ministrados no Complexo Swift de Educação e Cultura

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Gerência de Capacitação, oferece aos docentes e gestores da rede cursos ministrados por professores formadores como forma de ampliar e diversificar os momentos formativos que privilegiam a reflexão, a pesquisa e a construção teórica de modo a contribuir com a prática docente.

Neste mês de agosto, sob a responsabilidade da professora Ayla Blanco Poltronieri de Oliveira, começou a ser ministrado no Complexo Swift de Educação e Cultura, às margens da Represa Municipal de Rio Preto, o curso de formação “Ensino por Investigação na Sala de Aula”.

A carga horária é de 30 horas, sendo 15 horas distribuídas em cinco encontros presenciais de três horas cada e 15 horas distribuídas em atividades a serem desenvolvidas pela professora na unidade escolar. Foram oferecidas 60 vagas.

O “Ensino por Investigação na Sala de Aula” é uma abordagem didática que enriquece a aprendizagem dos estudantes por meio de atividades que requerem sua participação ativa na resolução de problemas, sobretudo quando tais ações permitem estabelecer paralelos com o seu cotidiano.

O curso formativo oferece ao docente vivenciar propostas para o letramento científico, nas quais os alunos protagonizam situações investigativas. Neste percurso, será contemplado o Livro Didático (PNLD 2023) e materiais cotidianos que podem ser empregados em sala de aula.

Os principais objetivos da formação são compreender o que é o letramento científico tratado nos documentos oficiais e como desenvolvê-lo na sala de aula; conhecer e refletir sobre práticas que colaborem para o letramento científico; vivenciar atividades que contemplem o ensino por investigação e, por fim, refletir, planejar e vivenciar situações que colaborem para o letramento científico dos alunos por meio do ensino por investigação.

“O curso tem por objetivo colocar os professores em situações de reflexão sobre atividades e recursos para as aulas de Ciências, construindo caminhos para o letramento científico por meio do ensino por investigação”, diz a professora formadora Ayla Oliveira.

Texto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação