Professores da rede municipal participam de curso sobre arte contemporânea

Secretaria Municipal de Educação oferece cursos formativos para contribuir com a prática docente

Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Rio Preto participam do curso “Quem Tem Medo de Arte Contemporânea?” ministrado no Complexo da Swift de Educação e Cultura pelo professor formador Zé Antônio Borges.

O curso, cuja primeira edição aconteceu em 2019, é realizado no mezanino da Swift, numa “ocupação artística” onde o espaço foi preparado para as vivências, estudos e exposições das produções artísticas realizadas durante as aulas.

A formação para esta nova turma começou no dia 10 de agosto e termina no dia 21 de setembro. A grade de aula prevê cinco encontros presenciais de três horas cada e 15 horas em serviço comprovadas mediante apresentação de tarefas, relatórios e produções artísticas. Foram oferecidas 70 vagas, divididas em duas turmas de 35, manhã e tarde.

O objetivo é promover a aproximação dos professores com a Arte Contemporânea, proporcionando encontros com as produções artísticas atuais e seus criadores, e propor experiências artísticas perpassando as dimensões da estesia, fruição, reflexão, crítica, expressão e criação.

Segundo o professor formador Zé Antônio Borges, tendo em vista sua concepção interrogativa, crítica e lúdica, a Arte Contemporânea pode ser uma das principais referências em propostas pedagógicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

“No entanto, é preciso considerar que as concepções sobre arte produzem os modos de ver, de planejar e desenvolver propostas relativas a ela nos contextos educacionais. É preciso então, aproximar-se das produções artísticas do nosso tempo, vivenciar processos significativos de fruição, reflexão e criação, e assim, atualizar conceitos e potencializar modos de ver e de planejar práticas artísticas na escola”, diz o professor Zé Antônio.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) oferece cursos formativos com o objetivo de privilegiar a reflexão e a pesquisa, no sentido de contribuir com a prática docente e ao mesmo tempo com a formação ético-política.

Texto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação
Imagens: Divulgação/Secretaria de Educação