Jogo ensina objetivos da Agenda 2030 da ONU nas escolas da rede municipal

Brincando, os estudantes aprendem como colaborar para um mundo melhor e mais sustentável

Por meio do jogo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto faz um convite à reflexão, chamando a comunidade escolar a colaborar com a construção de um planeta melhor para todos. Em comemoração ao mês do meio ambiente, oferece atividades com uso do jogo chamado “Viva os Objetivos!”, endereçadas a escolas do ensino fundamental.

Com objetivo de formar jovens como agentes fundamentais para um futuro melhor, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o jogo de tabuleiro “Viva os Objetivos!”, para crianças entre 8 e 10 anos de idade. A brincadeira foi desenvolvida pelo Centro Regional de Informação Pública das Nações Unidas (UNRIC), em parceria com o artista Yacine Ait Kaci (YAK) e adotada pela Prefeitura de Rio Preto por meio da Secretaria de Educação.

Por essa razão, o jogo “Viva os Objetivos!” foi contextualizado para a realidade do município por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e disponibilizado para que os alunos possam se divertir, aprender e se engajar na promoção de um mundo melhor.

De forma lúdica são apresentadas aos estudantes as metas da Agenda 2030, propostas pela ONU como um pacto global para a construção de um mundo mais justo e igualitário para todos. O jogo envolve de 4 a 6 competidores e tem duração prevista de 30 a 40 minutos. É composto por tabuleiro, pinos e dado.

À medida que a atividade avança, os participantes conhecem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e algumas das 169 metas universais relacionadas à erradicação da pobreza e da fome, igualdade de gênero, saúde e educação de qualidade, dentre outros temas pertinentes às melhorias das condições de vida.

A preocupação com a sustentabilidade fez com que São José do Rio Preto fosse a primeira cidade do interior e a segunda do Estado de São Paulo a assinar o compromisso junto à ONU para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

17 OBJETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
(Fonte: ONU)

Os 17 Objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Cada um deles compreende uma série de metas, e todos os países que assinaram o documento em 2012 se comprometeram a torná-las viáveis nos próximos anos.

São 169 metas no total, que listam tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos na jornada coletiva para um 2030 sustentável.

Acesse: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Texto e foto: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação