O trabalho de excelência do AEE vem se mostrando cada vez mais efetivo e significativo na vida do aluno e esse resultado vem das parcerias com setores que são especialistas em diversas áreas de desenvolvimento.
Vamos conhecê-los mais um pouco?
O Centro Gato de Botas, em funcionamento de acordo com o Decreto nº 17.809 de 17 de julho de 2017, tem o objetivo de identificar, avaliar e atender alunos do Ensino Fundamental, encaminhados com queixa de dificuldades acentuadas de aprendizagem, enquadrando-se estes em indicadores dos transtornos específicos de aprendizagem (Dislexia, Discalculia, Disgrafia e TDAH com comprometimento na aprendizagem), e após esgotadas as possibilidades de atendimento pela escola. O encaminhamento dos alunos matriculados na rede municipal de ensino será realizado pela Gerência de Educação Especial através de manifestação e análise da FOA (Ficha de Observação do Aluno) pelo professor de Atendimento Educacional Especializado. Os alunos encaminhados passam por avaliação interdisciplinar com os profissionais de uma entidade parceira (FAMERP – Neurologista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional), além da pedagogia e psicomotricidade (Ed. Física).
Enquadrando-se no público-alvo de atendimento deste Centro, os alunos são atendidos em agrupamentos com atendimento uma vez na semana no contraturno escolar, quando recebem atendimento de professor especialista e educador físico.
O levantamento das expectativas e planejamento das ações pedagógicas realizadas neste Centro, são baseadas na ideia de alfabetização como aprendizagem do sistema de escrita alfabético e suas convenções, da linguagem escrita e da prática da leitura em seus mais diversos usos sociais e contextos, além das especificidades e dificuldades características dos alunos com Transtornos de Aprendizagem. Além das propostas específicas de leitura, escrita e matemática, organizadas de acordo com a necessidade do aluno, desenvolvem um plano coletivo que visa o desenvolvimento das habilidades cognitivas, com a prática de jogos (digitais, tabuleiro, entre outros) e atividades lúdicas que envolvam atenção, memória, percepção, controle inibitório, planejamento e linguagem.
Em Ed. Física, tendo enquanto base a abordagem da Psicomotricidade, espera-se proporcionar o estímulo e desenvolvimento das habilidades psicomotoras desses alunos que possuem algum tipo de transtorno de aprendizagem, visando proporcionar o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e afetivos, que precisamente, contribuirão para que esse aluno atenue ou supere essas dificuldades de aprendizagem, e deste modo, seja possível promover o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua futura qualificação para o trabalho.
Neste ano, 2023, temos, também, parceria com a Camerata Jovem de Beethoven que, através de oficina de musicalização, propicia ao aluno condições para expressar-se com liberdade por meio da música e auxilia na formação do ouvinte, de forma a contribuir para a integração social e valorização das culturas populares, além de estimular o desenvolvimento da sensibilidade humana, da autoestima, promover a integração sociocultural, identificar e apreciar criticamente diversas formas de gêneros e expressões musicais.
Atualmente mais de 100 alunos estão em atendimento.
O CEMA – Centro de Convivência e Educação Municipal do Autista ”Maria Lúcia de Oliveira” tem por missão promover e articular ações relacionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Oferece Oficinas que visam o desenvolvimento das habilidades necessárias na busca da autonomia dos educandos, são elas; Atividades de Vida Diária, Letramento/ Raciocínio lógico, Arte/ Teatro/ Expressão corporal, Capoeira, Culinária, Educação ambiental, Educação tecnológica.
O CEMA atende atualmente 55 educandos, sendo 25 adultos e 30 alunos da rede regular de ensino no contra turno escolar. Os educandos são divididos em turmas para participarem das oficinas, de forma que possamos desenvolver as atividades com excelência.
O encaminhamento dos alunos da Rede Regular de Ensino para o CEMA é feito por meio dos profissionais do AEE.
O público alvo dos atendimentos do Cedet são educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.
O Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET – é um espaço físico e social da Educação Especial, estruturado para a dinamização da metodologia “Caminhos para Desenvolver o Potencial e Talento”, idealizada pela Drª Zenita Cunha Guenther, com o objetivo de oferecer a complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso, matriculado em diferentes escolas públicas.
Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, destinado a prestar atendimento às crianças da rede escolar, que demonstram capacidade e desempenho notavelmente acima da média do seu grupo comparável.
O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço especializado de saúde mental, referência para tratamento de adultos (com 18 anos ou mais) residentes neste município com transtornos mentais severos e importante comprometimento funcional (trabalho, relações sociais, familiares, etc.).
O tratamento é desenvolvido a partir do Projeto Terapêutico Singular (PTS), organizado conforme as necessidades de cada usuário do serviço e a avaliação da equipe técnica, estimulando sua integração social, familiar e autonomia, em atendimento multiprofissional e de aceitação voluntária.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas oferece tratamento ambulatorial, em meio aberto, com Plano Terapêutico Individualizado que pode ser: Intensivo, Semi-Intensivo e Não-Intensivo, de acordo com as necessidades dos usuários. Conforme as políticas públicas de saúde vigente, utiliza a estratégia de redução de danos (não é exigida abstinência para inserção no tratamento) e atendemos também aos familiares de usuários de drogas, com orientação e apoio especializados. Os critérios de inclusão no CAPS AD são: ser munícipe de São José do Rio Preto e aceitar voluntariamente o tratamento. Os usuários devem identificar/reconhecer prejuízos em alguma área de sua vida (saúde, social, familiar, profissional, financeira) decorrentes o uso de álcool ou outras drogas, tornando-se co-responsáveis pelo seu tratamento.
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta-Feira
Das 8:00 às 12:30 e das 13:30 as 17:00