Público Alvo da Educação Especial - AEE

Juntos fazemos toda a diferença!

O trabalho de excelência do AEE vem se mostrando cada vez mais efetivo e significativo na vida do aluno e esse resultado vem das parcerias com setores que são especialistas em diversas áreas de desenvolvimento.
Vamos conhecê-los mais um pouco?

Gato de Botas

O Centro Gato de Botas, em funcionamento de acordo com o Decreto nº 17.809 de 17 de julho de 2017, tem o objetivo de identificar, avaliar e atender alunos do Ensino Fundamental, encaminhados com queixa de dificuldades acentuadas de aprendizagem, enquadrando-se estes em indicadores dos transtornos específicos de aprendizagem (Dislexia, Discalculia, Disgrafia e TDAH com comprometimento na aprendizagem), e após esgotadas as possibilidades de atendimento pela escola. O encaminhamento dos alunos matriculados na rede municipal de ensino será realizado pela Gerência de Educação Especial através de manifestação e análise da FOA (Ficha de Observação do Aluno) pelo professor de Atendimento Educacional Especializado. Os alunos encaminhados passam por avaliação interdisciplinar com os profissionais de uma entidade parceira (FAMERP – Neurologista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional), além da pedagogia e psicomotricidade (Ed. Física).
Enquadrando-se no público-alvo de atendimento deste Centro, os alunos são atendidos em agrupamentos com atendimento uma vez na semana no contraturno escolar, quando recebem atendimento de professor especialista e educador físico.
O levantamento das expectativas e planejamento das ações pedagógicas realizadas neste Centro, são baseadas na ideia de alfabetização como aprendizagem do sistema de escrita alfabético e suas convenções, da linguagem escrita e da prática da leitura em seus mais diversos usos sociais e contextos, além das especificidades e dificuldades características dos alunos com Transtornos de Aprendizagem. Além das propostas específicas de leitura, escrita e matemática, organizadas de acordo com a necessidade do aluno, desenvolvem um plano coletivo que visa o desenvolvimento das habilidades cognitivas, com a prática de jogos (digitais, tabuleiro, entre outros) e atividades lúdicas que envolvam atenção, memória, percepção, controle inibitório, planejamento e linguagem.
Em Ed. Física, tendo enquanto base a abordagem da Psicomotricidade, espera-se proporcionar o estímulo e desenvolvimento das habilidades psicomotoras desses alunos que possuem algum tipo de transtorno de aprendizagem, visando proporcionar o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e afetivos, que precisamente, contribuirão para que esse aluno atenue ou supere essas dificuldades de aprendizagem, e deste modo, seja possível promover o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua futura qualificação para o trabalho.
Neste ano, 2023, temos, também, parceria com a Camerata Jovem de Beethoven que, através de oficina de musicalização, propicia ao aluno condições para expressar-se com liberdade por meio da música e auxilia na formação do ouvinte, de forma a contribuir para a integração social e valorização das culturas populares, além de estimular o desenvolvimento da sensibilidade humana, da autoestima, promover a integração sociocultural, identificar e apreciar criticamente diversas formas de gêneros e expressões musicais.
Atualmente mais de 100 alunos estão em atendimento.

CEMA

O CEMA – Centro de Convivência e Educação Municipal do Autista ”Maria Lúcia de Oliveira” tem por missão promover e articular ações relacionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Oferece Oficinas que visam o desenvolvimento das habilidades necessárias na busca da autonomia dos educandos, são elas; Atividades de Vida Diária, Letramento/ Raciocínio lógico, Arte/ Teatro/ Expressão corporal, Capoeira, Culinária, Educação ambiental, Educação tecnológica.
O CEMA atende atualmente 55 educandos, sendo 25 adultos e  30 alunos da rede regular de ensino no contra turno escolar. Os educandos são divididos em turmas para participarem das oficinas, de forma que possamos desenvolver as atividades com excelência.
O encaminhamento dos alunos da Rede Regular de Ensino para o CEMA é feito por meio dos profissionais do AEE.

CEDET

O público alvo dos atendimentos do Cedet são educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.
O Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET – é um espaço físico e social da Educação Especial, estruturado para a dinamização da metodologia “Caminhos para Desenvolver o Potencial e Talento, idealizada pela Drª Zenita Cunha Guenther, com o objetivo de oferecer a complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso, matriculado em diferentes escolas públicas. 
Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, destinado a prestar atendimento às crianças da rede escolar, que demonstram capacidade e desempenho notavelmente acima da média do seu grupo comparável.

CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço especializado de saúde mental, referência para tratamento de adultos (com 18 anos ou mais) residentes neste município com transtornos mentais severos e importante comprometimento funcional (trabalho, relações sociais, familiares, etc.).
O tratamento é desenvolvido a partir do Projeto Terapêutico Singular (PTS), organizado conforme as necessidades de cada usuário do serviço e a avaliação da equipe técnica, estimulando sua integração social, familiar e autonomia, em atendimento multiprofissional e de aceitação voluntária.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas oferece tratamento ambulatorial, em meio aberto, com Plano Terapêutico Individualizado que pode ser: Intensivo, Semi-Intensivo e Não-Intensivo, de acordo com as necessidades dos usuários. Conforme as políticas públicas de saúde vigente, utiliza a estratégia de redução de danos (não é exigida abstinência para inserção no tratamento) e atendemos também aos familiares de usuários de drogas, com orientação e apoio especializados. Os critérios de inclusão no CAPS AD são: ser munícipe de São José do Rio Preto e aceitar voluntariamente o tratamento. Os usuários devem identificar/reconhecer prejuízos em alguma área de sua vida (saúde, social, familiar, profissional, financeira) decorrentes o uso de álcool ou outras drogas, tornando-se co-responsáveis pelo seu tratamento.

Instituto dos cegos
Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores O Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores, fundado em 01 de Setembro de 1948, atende pessoas com deficiência visual, residentes em São José do Rio Preto e regiões, atendemos a 103 municípios, pois somos a única entidade para Cegos nesta região,desenvolvendo trabalho de habilitação e reabilitação. O trabalho desenvolvido é de grande importância para as pessoas com deficiência visual, pois possibilita que os mesmos se tornem independentes e habilitados para inclusão social dos mesmos. A Entidade oferece apoio social, psicológico, terapêutico e pedagógico aos deficientes e às famílias. Destaca-se que são priorizadas nestes atendimentos, famílias em situação de vulnerabilidade social, com a oferta de serviços que visam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e Centro- Dia. A inclusão social através da capacitação e inserção no mundo do trabalho, promovendo a autonomia e auto-estima do usuário. O Instituto oferece cursos e oficinas para os usuários como Artesanato, informática adaptada, alfabetização em Braille, oficinas esportivas, orientação e mobilidade, oficina de panificação, oficina de música, oficina de atividades da vida diária. Estas oficinas visam garantir a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, buscando assegurar-lhe o pleno exercício da cidadania, fortalecimento de vínculos, procurando estimular o seu desenvolvimento, através da qualificação profissional dentro de cada oficina, na capacidade produtiva e em suas potencialidades, integrando-o de maneira inclusiva e mais ampla pelo atendimento de suas necessidades, decorrentes da ausência ou insuficiência de renda, situação de extrema pobreza, não acesso ao mundo do trabalho. A Entidade atende hoje crianças, adolescentes, adultos e idosos, de zero a terceira idade, onde temos atualmente 238 matriculados. A entidade hoje também é uma referência na área da Reabilitação Visual e Prótese Ocular através do Ministério da Saúde e Secretaria Municipal da Saúde de São José do Rio Preto fomos conveniados como um “Centro de Reabilitação Visual” e através da Secretaria da Assistência Social o Centro Dia, para os usuários com mais de 30 anos.
APAE
A APAE de São José do Rio Preto surgiu com um grupo de pessoas da sociedade, que movidos por uma causa: dar oportunidade às pessoas com deficiências intelectuais, se mobilizou para fundar uma instituição que concretizasse e tornasse real este objetivo. Hoje a APAE oferece atendimento global a 450 pessoas com Déficit Intelectual do nascimento à idade adulta por meio de seus programas de diagnóstico, estimulação precoce, educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, além de atividades de esporte, lazer e cultura. Para os alunos da rede municipal de ensino, o professor do AEE que faz o encaminhamento.
Renascer
A Associação Renascer foi fundada em 03/05/1993 por um grupo de pais de crianças com deficiências neurológicas e por profissionais que juntos trouxeram para São José do Rio Preto um trabalho de estimulação desenvolvido no Rio de Janeiro com sede nos Estados Unidos (The Institutes for the Achievement of Human Potencial, Philadelpia- USA). Este trabalho visa desenvolver programações de estimulações nas áreas motora (mobilidade, linguagem e competência manual) e nas áreas sensoriais (visão, audição e tato) tendo como apoio para o seu sucesso a participação da família. A Associação Renascer vem ao longo dos anos quebrando barreiras e criando oportunidades para que crianças, jovens e adultos com dificuldades especiais possam desenvolver suas potencialidades e integrar-se ativamente na sociedade. Em 20 anos de atividades grandes são os resultados conquistados na reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência. Inúmeros são os casos de pessoas que iniciaram seu tratamento com grandes dificuldades físicas e neurológicas, passando primeiro pela reabilitação clínica, onde desenvolveu suas funções motoras, sensoriais e respiratórias, e lhes proporcionou condições para a inserção no Ensino Fundamental ou na Educação Especial, ocasionando-lhes progressos nas áreas cognitivas, psicológicas e sociais. Hoje a Associação Renascer é composta por uma equipe multiprofissional formada por 82 profissionais qualificados que participam direta e/ou indiretamente no desenvolvimento dos atendidos. Além disso a entidade conta com um grupo de voluntários sendo pais e pessoas advindas da comunidade em geral. Para os alunos da rede municipal de ensino, o professor do AEE que faz o encaminhamento.

Ouvidoria da Educação

Disque-Ouvidoria da Educação

Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta-Feira
Das 8:00 às 12:30 e das 13:30 as 17:00

E-mail Ouvidoria da Educação